quarta-feira, 3 de abril de 2013

Em um dos episódios de "Guerras nas Estrelas", Yoda diz a Anakin Skywalker: "O medo gera dor, a dor gera raiva e a raiva leva ao sofrimento". E deu a entender a Skywalker que ele não deveria ter medo, a fim de não chegar ao sofrimento que, inevitavelmente, o levaria ao lado negro da Força.

Mas hoje, ao ouvir a inspiradora mensagem do Pr. Josias Bezerra, percebi que "ir para o lado negro da Força..." não é inevitável, se sofremos. Mas, para que não passemos para esse lado, é necessário que aceitemos a graça que Deus nos concede durante a dor.

Foi exatamente por meio da aceitação da graça de Deus que o apóstolo Paulo pôde suportar o espinho na carne que Deus havia lhe enviado para que não se exaltasse. Quando o apóstolo pediu a Deus, pela terceira vez, que lhe tirasse o espinho, Deus lhe respondeu: "A minha graça te basta".

Que resposta maluca, não? Como a graça pode bastar na dor? A graça é o favor imerecido de Deus. É aquilo que Ele nos concede sem que mereçamos, e aí entram, além das bênçãos e das promessas, a própria presença de Deus. Não merecemos que Ele esteja conosco, mas esse "estar conosco" nos foi concedido por meio da cruz de Cristo - o plano de Deus para nos religar a Ele.

Deus dá a entender a Paulo que se Ele lhe deu a dor, deu-lhe também a Sua própria presença e todos os benefícios que essa presença traz. Pois Ele sabe o que podemos suportar. E a dor que nos dá, é a dor que podemos suportar ao lado dEle, junto dEle. E muitas vezes Ele nos concede a dor exatamente para que nos aproximemos dele. É então a presença de Deus em nossa vida que nos impede, durante o sofrimento, de “passar para o lado negro da Força”, onde há apenas rebeldia, murmuração, blasfêmia e negação do amor de Deus.

Deus não lhe concede uma dor pela qual você não pode passar. Ele conhece as nossas limitações. Seu objetivo não é nos destruir, é nos curar. Sim, porque por meio da dor, há também cura, há transformação, há renovação, há o caminho para a mente de Cristo, como também disse o Pr. Josias.

Mas para que cheguemos à mente de Cristo, é preciso aceitar a dor e também a graça. A junção das duas é que nos concede vitória. Yoda não sabia disso, e como ele saberia? O sofrimento, por si só, pode sim nos levar “ao lado negro da Força”. Mas o sofrimento acompanhado da graça de Deus nos faz crescer espiritualmente e emocionalmente, e nos torna prontos para desfrutar não só de mais de Deus, mas de tudo aquilo que Deus tem para nós.
 
(Texto baseado na mensagem do Pr. Josias Bezerra em 17/3/2013 e publicado originalmente no Facebook).

Nenhum comentário:

Postar um comentário